{:br}Tecnólogo na Irlanda como acesso aos cursos superiores {:}{:en} Technologist in Ireland as access to higher education {:}{:es} Tecnólogo en Irlanda como acceso a los cursos superiores {:}[:]

A graduação tecnóloga como porta de entrada a cursos acadêmicos na Irlanda

A graduação
tecnóloga como porta de entrada a cursos acadêmicos na Irlanda

O Tecnólogo é um curso que gera bastante dúvidas em relação ao ingresso em cursos
superiores no exterior. No Brasil, o curso é considerado uma graduação a nível
superior assim como as licenciaturas e os bacharelados. No exterior, esse curso
pode ser equivalente a um nível abaixo das graduações mais tradicionais devido
a sua reduzida carga horária.

Na Irlanda, por exemplo, a graduação tecnóloga é considerada um curso a nível 6 (a educação irlandesa é dividida em níveis que vai do 1 ao 10) ou seja, uma espécie de “meia-graduação”. Para que um estudante tenha acesso aos cursos de pós-graduação no país, é necessário ter completado um curso superior equivalente a um nível 8 irlandês (as licenciaturas e bacharéis equivalem a esse nível).

No entanto, há mecanismos que utilizamos para a sua graduação tecnóloga seja usada como critério de entrada para os cursos de pós na Irlanda. É um processo um pouco mais longo que o usual, mas a possibilidade existe.  Temos experiência de alunos que ingressaram no desejado curso com essa qualificação.

CONSIDERAÇÕES

  1. Carga Horária

Primeiro precisamos considerar a duração do seu programa no Brasil. Como sabe, a
graduação tecnóloga pode ser completada em 2, 2 ½ ou 3 anos. Há também cursos
que duram 3 ½. A carga horária é um importante fator, pois há graduações na
Irlanda com uma duração de três anos, especialmente nas instituições privadas.

Assim, podemos argumentar a entrada em um programa de pós-graduação baseado na carga horária final, pois os cursos de graduação na Irlanda geralmente têm uma carga horária menor do que os programas de graduação no Brasil.

  • Qualificação professional

A experiência profissional em muitos casos vale mais do que a própria
qualificação acadêmica. Diferentemente do Brasil, há caminhos claros de acesso
aos cursos de pós-graduação baseado nessas proposições.

Muitas instituições oferecem caminhos de admissão baseado em “prior learning”, ou seja, o aprendizado adquirido vale como verdadeiras “matérias acadêmicas”. É importante também ressaltar aqui, que a maioria das instituições desenham seus cursos em conjunção com empresas locais a fim de suprir a demanda profissional do mercado que valoriza muito o conhecimento adquirido em outras empresas e países. É o caso típico dos cursos de TI e engenharia. Os cursos são mais práticos para atender à necessidade dessas corporações.

  • Acesso

Há documentos de equivalência no Reino Unido (amplamente utilizada pelas universidades irlandesas) que equivalem a graduação tecnóloga às licenciaturas plenas a aos bacharéis. Baseado nessa interpretação, podemos argumentar a possibilidade de entrada nos cursos de pós, que aliado a uma experiência profissional oferece plenas chances de admissão do candidato.

Verificamos caso a caso para que tenha êxito na entrada processo de admissão. Cada caso é único assim como o acesso no curso. Muitos estudantes com quem conversamos têm anos de experiências que podem ser considerados no processo de admissão. Além disso, caso a pós-graduação não seja possível, ainda há a possibilidade de ingressar no 3º ou 4º ano de uma graduação, o que também encurta o a caminho acadêmico.   

CONCLUSÃO

Como mencionado, precisamos verificar três aspectos para a admissão nas faculdades irlandesas. As disciplinas estudadas, a carga horária e a experiência
profissional.  Como esses três fatores em conjunto podemos orientar os alunos a possibilidades de cursos na área desejada na Irlanda e Reino Unido.

Logos Global Education te ajuda a ingressar na sua almejada carreira. Agende uma consultoria conosco hoje mesmo para ter uma orientação baseada no seu perfil.

Entre em contato conosco através das nossas redes sociais. Será um prazer te ajudar a ingressar nas melhores universidades no país. Veja o nosso contato nas redes
sociais

REDES SOCIAIS


5 comentários em “A graduação tecnóloga como porta de entrada a cursos acadêmicos na Irlanda”

  1. Ola boa noite.
    Eu tenho curso tecnologo em Marketing e gostaria de fazer uma pós em marketing digital ou business aqui em Dublin, onde eu estou estudando Inglês, só que vi que as faculdades não aceitam esse tipo de curso. Eu gostaria muito de ficar aqui de forma legal e arrumar um emprego, mas estou muito perdida quanto a isso.
    Quais possibilidades eu teria?
    Agradeço desde já.

  2. Ola
    Eu tenho Tecnolo em processos metalurgicos com periodo de duracao de 3 anos
    Gostaria de saber se consigo ingressar em
    Alguma Pos ou elimar alguns anos na graduacao
    Desde ja agradeco

  3. Boa tarde!
    Em breve estarei me formando em Tecnologia em Radiologia (nível superior) e gostaria de saber se essa profissão é regulamentada na Irlanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima